Resumo de Desenvolvimento para Plataformas Móveis
Descrição do Resumo:
O mercado de dispositivos móveis, compreendendo smartphones, tablets e outros dispositivos portáteis, tem visto uma expansão e evolução contínuas. Este setor é caracterizado por inovações rápidas, ciclos de produto curtos e uma competição acirrada entre fabricantes e sistemas operacionais.
Neste resumo, iremos estudar as linguagens de programação e ferramentas específicas para o desenvolvimento móvel, além de padrões de programação e componentes de interface com o usuário. Em seguida, resolveremos algumas questões sobre este assunto cobradas em concursos públicos.
Bons estudos,
Equipe Resumos de TI
Conteúdo do Resumo:
- Introdução às Plataformas Móveis
- Visão geral do Mercado de Dispositivos Móveis
- Principais Participantes
- Tendências Atuais
- Desafios e Oportunidades
- Sistemas Operacionais Dominantes: Android e iOS
- Android
- iOS
- Comparativo e Impacto no Desenvolvimento de Aplicativos
- Visão geral do Mercado de Dispositivos Móveis
- Linguagens de Programação e Ferramentas
- Java e Kotlin para Android
- Java
- Kotlin
- Interoperabilidade Java-Kotlin
- Comparativo e Escolha entre Java e Kotlin
- Swift e Objective-C para iOS
- Objective-C
- Swift
- Comparativo e Escolha entre Objective-C e Swift
- Frameworks Multiplataforma
- Flutter
- React Native
- Xamarin
- Comparativo e Escolha entre Frameworks
- Java e Kotlin para Android
- Ambientes de Desenvolvimento Integrado (IDEs)
- Android Studio
- Xcode
- Visual Studio Code
- Emuladores
- Configuração de Emuladores Android no Android Studio
- Simuladores iOS no Xcode
- Vantagens e Limitações dos Emuladores
- Padrões de Programação
- MVC (Model-View-Controller)
- Componentes do MVC
- MVP (Model-View-Presenter)
- Componentes MVP
- MVVM (Model-View-ViewModel)
- Componentes do MVVM
- MVC (Model-View-Controller)
- Componentes de uma Aplicação Android
- Atividades (Activities)
- Ciclo de vida de uma Activity
- Intenções (Intent)
- Provedores de Conteúdo (Content Providers)
- Serviços (Services)
- Receptores de Transmissão (Broadcast Receivers)
- Atividades (Activities)
- Principais Componentes de Interface com o Usuário
- Elementos de Interface Gráfica
- Views e ViewGroups no Android
- UIViews no iOS
- Widgets em Flutter
- Navegação e Layouts
- Barras de Navegação
- Abas
- Menus
- Grids
- Listas
- Scrolls
- Interação com o Usuário
- Botões
- Campos de Texto
- Seletores
- Gestos Touch
- Manipulação de Eventos
- Personalização e Acessibilidade
- Temas
- Cores
- Fontes
- Suporte a Leitores de Tela
- Recursos de Acessibilidade
- Elementos de Interface Gráfica
- Tecnologias de Persistência de Dados
- Banco de Dados Locais
- SQLite
- Room Database
- Core Data
- Armazenamento com Realm para Aplicações Multiplataforma
- Armazenamento de Arquivos e Preferências
- Armazenamento Interno e Externo no Android
- Armazenamento de Dados em iOS
- Sincronização de Dados
- API REST
- GraphQL
- Segurança de Dados
- Criptografia de Dados Armazenados
- Banco de Dados Locais