Resumo de Desenvolvimento para Plataformas Móveis

Descrição do Resumo:

O mercado de dispositivos móveis, compreendendo smartphones, tablets e outros dispositivos portáteis, tem visto uma expansão e evolução contínuas. Este setor é caracterizado por inovações rápidas, ciclos de produto curtos e uma competição acirrada entre fabricantes e sistemas operacionais.

Neste resumo, iremos estudar as linguagens de programação e ferramentas específicas para o desenvolvimento móvel, além de padrões de programação e componentes de interface com o usuário. Em seguida, resolveremos algumas questões sobre este assunto cobradas em concursos públicos.

Bons estudos,

Equipe Resumos de TI

Conteúdo do Resumo:

  • Introdução às Plataformas Móveis
    • Visão geral do Mercado de Dispositivos Móveis
      • Principais Participantes
      • Tendências Atuais
      • Desafios e Oportunidades
    • Sistemas Operacionais Dominantes: Android e iOS
      • Android
      • iOS
      • Comparativo e Impacto no Desenvolvimento de Aplicativos
  • Linguagens de Programação e Ferramentas
    • Java e Kotlin para Android
      • Java
      • Kotlin
      • Interoperabilidade Java-Kotlin
      • Comparativo e Escolha entre Java e Kotlin
    • Swift e Objective-C para iOS
      • Objective-C
      • Swift
      • Comparativo e Escolha entre Objective-C e Swift
    • Frameworks Multiplataforma
      • Flutter
      • React Native
      • Xamarin
      • Comparativo e Escolha entre Frameworks
  • Ambientes de Desenvolvimento Integrado (IDEs)
    • Android Studio
    • Xcode
    • Visual Studio Code
  • Emuladores
    • Configuração de Emuladores Android no Android Studio
    • Simuladores iOS no Xcode
    • Vantagens e Limitações dos Emuladores
  • Padrões de Programação
    • MVC (Model-View-Controller)
      • Componentes do MVC
    • MVP (Model-View-Presenter)
      • Componentes MVP
    • MVVM (Model-View-ViewModel)
      • Componentes do MVVM
  • Componentes de uma Aplicação Android
    • Atividades (Activities)
      • Ciclo de vida de uma Activity
    • Intenções (Intent)
    • Provedores de Conteúdo (Content Providers)
    • Serviços (Services)
    • Receptores de Transmissão (Broadcast Receivers)
  • Principais Componentes de Interface com o Usuário
    • Elementos de Interface Gráfica
      • Views e ViewGroups no Android
      • UIViews no iOS
      • Widgets em Flutter
    • Navegação e Layouts
      • Barras de Navegação
      • Abas
      • Menus
      • Grids
      • Listas
      • Scrolls
    • Interação com o Usuário
      • Botões
      • Campos de Texto
      • Seletores
      • Gestos Touch
      • Manipulação de Eventos
    • Personalização e Acessibilidade
      • Temas
      • Cores
      • Fontes
      • Suporte a Leitores de Tela
      • Recursos de Acessibilidade
  • Tecnologias de Persistência de Dados
    • Banco de Dados Locais
      • SQLite
      • Room Database
      • Core Data
      • Armazenamento com Realm para Aplicações Multiplataforma
    • Armazenamento de Arquivos e Preferências
      • Armazenamento Interno e Externo no Android
      • Armazenamento de Dados em iOS
    • Sincronização de Dados
      • API REST
      • GraphQL
    • Segurança de Dados
      • Criptografia de Dados Armazenados