Resumo de Programação Estruturada e Programação Orientada a Objetos
Descrição do Resumo:
O princípio básico de Programação Estruturada é que um programa é composto por blocos elementares de código que se interligam através de três mecanismos básicos, que são sequência, seleção (decisão) e iteração (repetição). Cada uma destas construções tem um ponto de início (o topo do bloco) e um ponto de término (o fim do bloco) de execução.
Já a Programação Orientada a Objetos tem o objetivo de prover mecanismos para visualizar a complexidade do desenvolvimento de software da mesma forma que visualizamos a complexidade do mundo real. Isso permite acelerar o desenvolvimento de softwares com base na modularidade e acoplamento e melhorar a qualidade do software desenvolvido.
Neste resumo, discutiremos sobre todos estes assuntos e, em seguida, resolveremos algumas questões cobradas em concursos públicos.
Bons estudos,
Equipe Resumos de TI
Conteúdo do Resumo:
- Programação Estruturada
- Conceitos
- Tipos de Dados
- Classificação
- Tipos Abstratos de Dados (TAD)
- Variáveis e Constantes
- Operadores e Expressões
- Expressões Aritméticas
- Expressões Lógicas
- Expressões Literais
- Funções e Procedimentos
- Passagem de Parâmetros
- Recursividade
- Estruturas de Controle
- Estrutura Sequencial
- Estrutura de Seleção/Decisão
- Estrutura de Repetição/Iteração
- Programação Orientada a Objetos
- Propósitos da Programação Orientada a Objetos
- Princípios Básicos da Programação Orientada a Objetos
- Classe
- Componentes de uma Classe
- Relacionamentos
- Objetos
- Mensagens
- Encapsulamento
- Generalização/Especialização
- Herança
- Herança Múltipla
- Classe Abstrata
- Interfaces
- Polimorfismo
- Formas de Polimorfismo