Resumo de Programação Estruturada e Programação Orientada a Objetos

Descrição do Resumo:

O princípio básico de Programação Estruturada é que um programa é composto por blocos elementares de código que se interligam através de três mecanismos básicos, que são sequência, seleção (decisão) e iteração (repetição). Cada uma destas construções tem um ponto de início (o topo do bloco) e um ponto de término (o fim do bloco) de execução.

Já a Programação Orientada a Objetos tem o objetivo de prover mecanismos para visualizar a complexidade do desenvolvimento de software da mesma forma que visualizamos a complexidade do mundo real. Isso permite acelerar o desenvolvimento de softwares com base na modularidade e acoplamento e melhorar a qualidade do software desenvolvido.

Neste resumo, discutiremos sobre todos estes assuntos e, em seguida, resolveremos algumas questões cobradas em concursos públicos.

Bons estudos,

Equipe Resumos de TI

Conteúdo do Resumo:

  • Programação Estruturada
    • Conceitos
    • Tipos de Dados
      • Classificação
      • Tipos Abstratos de Dados (TAD)
    • Variáveis e Constantes
    • Operadores e Expressões
      • Expressões Aritméticas
      • Expressões Lógicas
      • Expressões Literais
    • Funções e Procedimentos
    • Passagem de Parâmetros
    • Recursividade
    • Estruturas de Controle
      • Estrutura Sequencial
      • Estrutura de Seleção/Decisão
      • Estrutura de Repetição/Iteração
  • Programação Orientada a Objetos
    • Propósitos da Programação Orientada a Objetos
    • Princípios Básicos da Programação Orientada a Objetos
    • Classe
      • Componentes de uma Classe
      • Relacionamentos
    • Objetos
      • Mensagens
    • Encapsulamento
    • Generalização/Especialização
    • Herança
      • Herança Múltipla
    • Classe Abstrata
    • Interfaces
    • Polimorfismo
      • Formas de Polimorfismo